segunda-feira, 27 de agosto de 2012

BEETHOVEN E FRED MERCURY

   Que dia triste diário, a depressão baixou de uma forma violenta, aí lembrei de uma forma infalível para diminuir essa tristeza, ouvir Beethoven! sempre recorro a esse compositor maravilhoso quando estou muito depressiva, que música linda ele nos deixou, minhas preferidas são as sonatas feitas no 2º período de criação da sua obra.  Pena que você não possa ouvir, diário, pois você se priva de ouvir as melodias mais divinas que um ser humano possa criar. Isso mesmo, só com uma inspiração divina alguém poderia compor uma música tão bela!  olha só, consta que  quando ele compôs essas sonatas ele já estava surdo, não totalmente ainda, mas sua audição estava bem comprometida. Aí fico imaginando, de que forma ele conseguia escrever essas partituras, se não conseguia ouvir o resultado delas? Então, não é mesmo "divina" essa inspiração toda? E a 9ª sinfonia que ele fez completamente surdo? É considerada a melhor sinfonia composta por ele entre todas, mesmo as que ele compôs quando ainda tinha audição, como se explica isso? como ele tinha certeza que os acordes dos diferentes instrumentos se harmonizavam, se ele não conseguia ouvir o resultado ? Desde muito cedo sou apaixonada por esse compositor. Minha mãe era pianista, e lembro-me quando ela executava Beethoven, Mozart, Haydn, Schubert, Gounot, e outros clássicos, nenhum me chamava tanto a atenção como Beethoven, sua música melancólica, suave, inebriante, sensacional...quanta emoção sua música transmitia... eu ficava pensando, como um músico conseguiu passar para o piano as emoções que viveu, eu sentia que em seus acordes ele fazia um pedido de socorro, ou um sentimento de solidão, incompreensão, desespero, falta de amor, tudo junto... Só há pouco tempo fui descobrir que ele era alcóolatra, e que morreu de cirrose. Aí comecei a entender mais o apelo da sua música! Pobre alma aflita, imagina a quantas vivia o espírito desse gênio!
   Bem amigo diário, depois de ouvir Beethoven por mais de 3 horas, reabasteci minhas energias. Por incrível que pareça, ao captar as emoções conflituosas do meu compositor favorito, consigo ficar em paz! Acredita?
  Para completar o exorcismo, fui assistir um DVD da banda Queen, também minha banda favorita, é de um show gravado na Alemanha, o Freddie Mercury era tão novo, cheio nde energia, que diferença da última imagem que vimos dele, agonizando, vítima da AIDS, magro, esquelético, quando recordo aquela imagem me dá uma tristeza por ele ter ido tão cedo, se estivesse vivo estaria com 66 anos, imagina quantas músicas ainda teria feito para o deleite de seus fãs espalhados pelo mundo todo! Assistindo a banda Queen e vendo o Freddie Mercury de repente associei uma coisa: A semelhança entre Mercury e Beethoven, semelhança espiritual, claro! Ambos com enorme talento musical, excelentes pianistas e compositores, de acordo com suas épocas evidentemente, ambos famosos, com uma legião de admiradores, com o mundo a seus pés, porém com a alma inquieta, insatisfeitos, procuraram nas drogas preencher o vazio dos seus espíritos, e ambos provocaram suas mortes precoces! Não é muita coincidência? Se eu fosse espírita e acreditasse em reencarnação teria encontrado a explicação, porém não acredito, então me resta o fascínio por esses dois artistas.  
   Olha, assisti o show do Queen no Rock in Rio em 1984. Por acaso eu estava lá, e fui apenas no dia da apresentação do Queen, a única banda que me faria enfrentar toda aquela loucura, era muito longe, difícil acesso, mais o perigo de sair à noite, o local ficava ao ar livre, estava cheio de barro, e ainda havia um boato que iria acontecer um acidente onde muitos iriam morrer, segundo uma profecia de Nostradamus, mesmo assim nada me impediu de ir, alucinada para ver a banda de perto, e olha, foi uma maratona chegar lá viu, o show do Queen foi o último, e começou muito tarde, mas a expectativa era enorme. Amigo diário, vou te contar um segredo: Não gostei do show, isso mesmo, não gostei!!! eles estavam lá, os quatro, Freddie, Roger Taylor, John e Brian, os hits também estavam, aliás só os maiores mesmo, o que levou o público ao delírio! De onde eu estava não era possível ver direito, porém o som era ótimo! Não sei explicar, mas a aura do show não estava boa, o Freddie estava estranho, não me contagiou, havia um telão no qual eu percebi a fisionamia dele, estava triste, seus olhos não brilhavam, fui a única que sentiu isso,  todos com quem  conversei amaram o show!!! É, já me achavam maluca desde aquela época, será que já era sintoma da minha doença, ou o Freddie estava triste mesmo? Não sei responder amiguinho.
   Amigo, te deixo agora, vá descansar sua memória virtual que eu vou com a minha, ok? beijinhos.

     
                                   
                                            ESSES DOIS TEM MUITO EM COMUM

SE EU FOSSE ESPÍRITA ACREDITARIA
EM REENCARNAÇÃO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário