sábado, 25 de agosto de 2012

DIA DA PAZ

   Amigo diário, estou na chácara desde ontem à noite, vieram dois filhos, até que enfim eles aceitaram, e ainda me deram uma ajuda hoje de manhã para lavar a roupa, mas não é sempre que posso contar com ela, só quando  estão com muita boa vontade, não os obrigo, afinal quem não foi adolescente um dia e sabe como é difícil essa fase? Mas olha, bem que essa ajuda é muito bem vinda viu, eles estão no auge do vigor físico, e qualquer tarefa que vão executar eles fazem rapidinho, quanto à qualidade? bem, essa é outra história rsrsrsrs!
   Lembrei por acaso que hoje é dia de Duque de Caxias, perguntei se eles sabem quem é, eles disseram que não, apenas é nome de uma rua perto da nossa casa, mas não sabem exatamente quem é, aí fiquei lembrando da época em que eu era aluna do curso primário, agora eles dizem fundamental, e olha que já faz tempo heim, mais de 40 anos!! nesse dia 25 de agosto, nosso colégio fazia uma comemoração, os alunos formavam um pelotão, cantávamos o hino nacional, tinha hasteamento da bandeira, nos passavam que Duque de Caxias era um herói nacional, na verdade eu só sabia que ele foi um herói, não sabia exatamente por que, só fui saber que era um general da guerra do Paraguai muito tempo depois, aliás no tempo do colégio nunca estudei sobre a guerra do Paraguai, nem sabia detalhes sobre ela, aí eu fiquei me questionando sobre isso, nos ensinavam que ele foi herói, mas não ensinavam por que, estranho né? Mas parece que as escolas não estão mais passando essa idéia para os alunos, será que mudou o conceito de herói, ou mudou o ensino de história do Brasil? Não sei dizer, só sei que meus filhos adolescentes não sabem quem foi Duque de Caxias, quer dizer, não sabiam, pois contei tudo que sabia sobre ele, e que hoje se comemora o dia do soldado, pois Caxias é o patrono do exército, gostei do comentário do filho caçula, de 14 anos, mamãe, esse dia deve ser comemorado lá dentro dos quartéis do exército, pois lá eles ficam treinando para ir à guerra, seguindo o exemplo de Caxias!! É mesmo, heróis de guerra, existem muitos por aí, e heróis da paz, existem? temos Jesus Cristo, John Lennon, Gandhi, alguns poucos, esses foram incompreendidos, humilhados, assassinados, não receberam medalhas, nem uma comemoração pelo seu dia, então a guerra é que faz os heróis? Triste constatar isso, mas é o espelho da sociedade em que vivemos! Bem, eu estou aqui com diagnóstico de depressão grave, aposentada por invalidez, acho que o que penso não conta para ninguém, só para você amigo diário!!! Está bem querido, vou te deixar agora, vou lá plantar algumas árvores, e comemorar o "meu dia da paz" solitário, ok? bejinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário