segunda-feira, 4 de abril de 2016

A CARNE E O CORTISOL

   Diário, você sabe que sou vegetariana, não por um motivo de saúde ou religioso, jamais me apeguei a essas razões. Tudo começou quando eu tinha 12 anos de idade, e estávamos na fazenda do meu avô e foi anunciado que ele iria matar uma vaca no dia seguinte para fazer um churrasco. Passei a noite toda pensando naquilo, e quando chegou a hora de se assassinar a pobre vaquinha, fiquei olhando de longe, em cima de uma cerca. Havia muita gente lá, muitos parentes chegaram para saborear esse tal churrasco, a alegria deles era tanta, que chegava ao êxtase. Olha diário, lá se vão mais de quarenta anos desse dia horrível para mim, mas quando me lembro, a indignação é a mesma, lembro-me que vi meu avô, na época um homem muito forte ainda, amarrar a vaca numa árvore, pegar um facão e apunhalar a pobrezinha várias vezes, o sangue jorrava em esguicho, e ela tentava desesperadamente fugir, mostrava uma expressão de pavor e sofrimento que eu nunca imaginava ver na minha vida... e eu aterrorizada com aquela violência e desumanidade...
   Imagina só diário, eu e meus irmãos que sempre moramos em cidades grandes, sem nenhum contato com a zona rural, e acostumados a comer os bifes que minha mãe servia para nós, não nos questionávamos de como aquele pedaço de carne chegava  à nossa mesa, e também não imaginávamos a tortura e o sofrimento que os  animais  passavam, até chegar ao abate nos matadouros cruéis desse mundo.
   A partir daquele dia, não consegui mais comer carne na minha vida, ficava pensando na vaquinha, e no olhar que ela me lançou naquele dia, parece que ela me implorava para ir salvá-la, para tirá-la daquela agonia....mas eu nada podia fazer por ela, só me lembro dela morta, caída em uma poça de sangue, e os cachorros lambendo todo aquele sangue do chão...
    Hoje sei que aquela forma de morrer não é saudável para ninguém, nem para humanos, nem para os animais. Nós sabemos que que uma criatura, qualquer que seja ela, ao ter uma morte assim, libera o cortisol na corrente sanguínea, pois esse é o hormônio que se produz em ocasiões de medo, desespero e pânico, esse hormônio, produzido pelas glândulas supra-renais, é fartamente jogado na corrente sanguínea desses animais, e a carne deles, está totalmente tomada por esse hormônio, pois na hora da morte, todas as células do corpo, ficam encharcadas por ele. Não se iludam amigos carnívoros, aquela carne saborosa em cima da sua mesa, vem carregada de cortisol, o hormônio que vai te dar tristeza, depressão, doenças mentais, etc...A sensação de alegria que você tem é passageira, e essa felicidade que você sente na hora, vem carregada de um assassinato cruel de um bicho que não te fez mal nenhum....não importa se veio da terra ou da água, todos sofreram muito e se desesperaram tentando escapar da morte...
  Então diário, vou lá no Ibirapuera caminhar e meditar, apesar de tudo ainda encontro lá muitas pessoas vegetarianas como eu, e acredito que nossa comunidade vai crescer mais e mais...
   Beijo, fique com Deus!

                             ISSO É UM PEDAÇO DE CADÁVER

                    DE UM ANIMAL TORTURADO E ASSASSINADO...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário