segunda-feira, 1 de outubro de 2012

SOMOS O QUE COMEMOS!

   Amigo querido, estou feliz com a mudança que estou observando nos meus filhos adolescentes, está valendo a pena minha persistência em relação aos hábitos alimentares deles, pois é diário, depois que me aposentei e tive mais tempo de cuidar da saúde da família tudo mudou. Agora ninguém sai de casa sem fazer um reforçado café da manhã, mas não é um café da manhã qualquer, é muito bem elaborado, com orientação da nutricionista, pois veja bem, um adolescente em fase de crescimento físico e mental, o cérebro precisa de estar muito bem alimentado para ter o rendimento esperado, e o que todo pai e mãe deseja é que seus filhos tenham o melhor rendimento possível nos estudos, mas se eles não são bem alimentados não adianta exigir o impossível. Conforme a nutricionista me ensinou, não adianta consumir carbohidratos de efeito rápido como pão, biscoito, leite com toddy, isso não vai beneficiar em nada nossos filhos. O que eles necessitam de verdade é consumir alimentos de digestão demorada, pois isso vai causar uma saciedade maior, e como a digestão é mais longa, vai manter o sangue com uma quantidade maior de glicose, que é a substância que mantém o cérebro ativo e com bom raciocínio. Pois então, os adolescentes vão acordar muito cedo, se arrumar e se dirigir à escola ou faculdade, até lá já consumiram bastante energia, e depois enfrentar a jornada de cinco ou seis horas assistindo as aulas, e o cérebro precisa estar com boa reserva de glicose para continuar funcionando. Tenho preparado no café da manhã uma vitamina de leite de soja com bananas, aveia, granola e açúcar mascavo, batidos no liquidificador, e todos comem duas frutas antes, tipo maçã e pera, ou mamão, ou outra da época, depois um sanduíche de pão integral recheados de alface, tomate e queijo branco. Essa rotina diária tem funcionado, no início foi aquela reclamação, sentiam falta do leite com chocolate cheio de açúcar, e do pão francês com manteiga, mas agora já se acostumaram, ninguém reclama mais, e ninguém chega em casa na hora do almoço com aquela fome enorme de antes, não, o nível de glicose no sangue vai se estabilizando gradativamente, e a sensação de fome vai diminuindo cada vez mais.         
   Além disso não compro mais aqueles alimentos de antes, não compro achocolatados, nem biscoitos, nem outras porcarias que as crianças adoram. Então diário, se não tem em casa eles não vão comer, não é mesmo? Simples assim, tudo é questão de hábito, e o rendimento escolar deles já melhorou. A filha mais velha que está na faculdade disse que está se sentindo com mais disposição, e já começou a praticar esportes, graças a Deus, eu não me conformava com a inércia dela, e os outros dois que estão no ensino médio já melhoraram as notas. Então é verdade mesmo, nós somos o que comemos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário