segunda-feira, 25 de março de 2013

SOJA PARADA NO PORTO, BEM FEITO...

   Amigo diário, chegamos agora de manhã da chácara, depois de um fim de semana tão tranquilo perto da natureza, voltar à cidade grande me dá até um choque, o barulho, a correria das pessoas, é o oposto da nossa vidinha lá, mas fazer o quê? precisamos continuar nossa rotina, Roberto precisa ir trabalhar, precisamos cuidar dos filhos, enfim, é vida que segue...ainda bem que temos esse Ibirapuera maravilhoso aqui perto, onde faço minhas caminhadas com minhas amigas velhinhas rsrsrsrsrsrs, é diário, eu com 53 anos sou a mais nova, a idade média das minhas colegas de caminhada é 72 anos, já fizemos essa estatística, mas olha, parece que elas estão melhores que eu, será que é por causa da minha depressão? Acho que essa doença acaba com o físico também, não só com a mente!
   Quando cheguei no apartamento depois da caminhada, liguei a tv, e assisti uma notícia revelando que existe um congestionamento de caminhões carregados de soja lá no porto de Paranaguá, imagina que a fila de caminhões chega a 20 km, me veio na cabeça imediatamente as imagens que vi lá no estado do Mato Grosso, milhares de quilômetros só de plantação da maldita soja, não se via outra coisa a não ser as imagens dessas plantações perto da rodovia, tudo parecia um deserto só, nós pensávamos que iríamos ver uma paisagem exuberante de natureza, vida selvagem, quem sabe até chegar perto de uma onça pintada, mas que nada, só vimos a terra marrom, colheitadeiras, terra maltratada, aí fiquei pensando com meus botões: Destruíram tanto por lá, e agora não conseguem nem escoar essa produção? Cadê a lógica disso tudo? Até a China que é o maior comprador desses grãos cancelou a compra devido à demora, então para quê essa destruição toda? Se lá onde eles desmataram tudo estivesse  intacto, seríamos muito mais felizes, o clima estaria melhor, os animais estariam protegidos, afinal eles também tem direito à vida, todo mundo estaria desfrutando da rica natureza do nosso país, mas não, eles preferiram trocar tudo isso pela suposta vantagem financeira, pelos milhões de dólares que iriam lucrar para encher os bolsos de uns poucos latifundiários sem escrúpulos, mas parece que o castigo já está chegando, desejo bem no fundo da minha alma que toda essa produção que está parada lá no porto seja perdida, e cause um grande prejuizo para esses fazendeiros malvados, e que Deus toque o coração deles e eles parem de destruir a natureza, pois vão chegar à conclusão que a natureza é a riqueza maior, e não esse dinheiro maldito que eles pretendem ganhar às custas da vida de milhares de animais, árvores nativas, do ecossistema que antes  existia em perfeita harmonia!
   Talvez ainda dê tempo de salvar um pouco da natureza que restou, quem sabe? Para Deus nada é impossível, mas o homem só vai parar de destruir quando pesar no bolso dele, por isso achei fantástico chegarmos a esse ponto, a produção de soja ser maior que a capacidade de transportá-la, isso é ótimo diário!!!
   Bem querido amigo, já desabafei com você um pouco da mágoa que tenho com essa situação toda, obrigada por me ouvir amiguinho! Deixa eu ir lá preparar o almôço da família, te garanto que não vou usar nenhum produto à base de soja ok? beijinhos...

                      Só se vê paisagens assim lá no Mato Grosso,
                               fiquei horrorizada com isso....
                    O homem tranformou em deserto o que antes
                 era uma vegetação maravilhosa, uma vida animal
              sem igual... será que esse dinheiro vale a pena????
                       O que vai ficar para nossos descendentes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário