terça-feira, 6 de maio de 2014

DIA DOS ÍNDIOS

   Amigo diário, hoje se comemora o dia dos índios, mas será que eles tem alguma coisa para comemorar?
   Fico imaginando como eles eram numerosos quando os portugueses chegaram aqui, agora são tão poucos e miseráveis, sem terras, sem sua cultura original, totalmente desprotegidos pelo estado e pela sociedade, os pobres coitados não tem nada a comemorar não, mas os poucos que resistem e lutam para preservar o pouco que lhes resta, deveriam ser reconhecidos como heróis, heróis da resistência, heróis contra os maus tratos, contra o genocídio, contra a desapropriação de suas terras, e contra tudo o que os oprime e oprime sua cultura! Quando afinal esse país vai reconhecer o legítimo direito dos indígenas viverem e cultuarem suas crenças sem interferência do branco? Será que esse dia chegará?
   Amigo, tantas injustiças nesse país, mas eles só ficam teclando na reparação aos perseguidos da ditadura, em elaborar indenizações para quem perdeu seus parentes naquela época, e se esquecem que atrás deles tem muito mais gente que precisava receber indenização, tem muita gente que perdeu tudo, simplesmente por ser índio, por pertencer a uma cultura diferente, por não ter o papel que reconhece sua propriedade, e por não ter ninguém que os defenda, quando afinal o Estado vai se lembrar deles?
   Amigo diário, vou voltar às minhas atividades, levando comigo a chama da revolta contra as injustiças sociais desse país, beijinhos amigo...

                         
                     QUAL O FUTURO DESSA CULTURA?
SUAS RAÍZES SERÃO PRESERVADAS?
QUEM SE IMPORTA COM ELES?

Nenhum comentário:

Postar um comentário