terça-feira, 21 de junho de 2016

ERA PROIBIDO PENSAR...

   Bom dia diário, vim aqui para te falar que daqui do outro lado está um frio danado, um frio de congelar as narinas, mesmo assim não fiquei um dia sem fazer a caminhada no Ibirapuera, fui toda encapotada mas fui....Hoje está um pouco melhor, mas continua o friozinho...
   Olha diário, hoje vou falar sobre um personagem lá do passado, que muitos brasileiros nem sabem quem foi, nem eu mesma me lembrava da sua história, mas assisti um programa na TV que falava sobre ele, aí a história  ressuscitou na minha cabeça, e me veio a lembrança da coragem desse homem que viveu na época do Brasil colônia, e que pagou com a própria vida a audácia de tentar propagar suas ideias revolucionárias, naquela época, ideias de liberdade, que é o princípio fundamental da existência de qualquer ser humano, eram consideradas crime.....
  Estou falando sobre o Frei Caneca, um líder religioso muito influente na época em que viveu, ele sonhava com a independência do Brasil,  escrevia e publicava artigos e livros, incitava a revolta do povo contra a tirania de Portugal  sobre a população, era muito inteligente e influenciado pelas ideias iluministas que vinham da Europa, como ele vivia em Pernambuco, que era uma das mais prósperas capitanias do Brasil, e altamente monitorada e cobiçada pela coroa, ele logo caiu em desgraça, foi muito perseguido, preso e condenado à morte, e por que isso aconteceu? Simplesmente por pensar, e sonhar com a liberdade do seu país, o que era considerado crime na época, e o absolutismo que regia o país novamente calou a voz de alguém que muito tinha a contribuir para o  nosso conhecimento e sabedoria, ele foi cruelmente assassinado, calaram sua voz em nome da opressão, da  intolerância e da ignorância, assim todos os brasileiros ficaram mais pobres.
   Pois é meu diário, naquela época era proibido pensar, será que continua assim? Acho que agora é diferente não é? A liberdade de expressão está garantida, pelo menos é o que diz aquela carta magna que chamam de constituição, então vamos pensar à vontade, só está faltando um novo Frei Caneca para nos iluminar com seus pensamentos, é o que penso diário...
   Vou lá no Ibirapuera, minha caminhada é sagrada,  vou caminhando e tentando me conectar com espírito daquele Frei de quem sou admiradora, sei que ele tem muito a nos ensinar, apesar da tentativa de silencia-lo para sempre....
   Beijinhos diário, fique com Deus...

                                 CALARAM SUA VOZ....

                                                  PENSAR  ERA PROIBIDO....
                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário